Nosso Miminho

um pouco de nós para mais tarde recordares

segunda-feira, julho 31, 2006

Nem sei

Nem sei...

O Baptizado está perto...ainda não temos a confirmação das pessoas...nem local certo! Se houvesse muito dinheiro havia tudo...lugares caros há muitos...o dificil é encontrar um que nós possamos pagar! E a porcaria dos juros voltou a subir...a casa está já pronta, falta as limpezas, os finalmentes e a papelada toda tratada...lá para setembro...espero eu!

Hoje estou num dia não...só vejo injustiças á minha frente...maldades e gente mal formada pronta a fazer mal aos indefesos...como é que é possivel alguém abusar de uma menina de 4 anos...um ferro em brasa todos dias pelo intestino a dentro e castração era a pena que este predador devia ter! Que raiva...saber e não se poder fazer nada...tanta maldade...tou cheia de raiva!

sexta-feira, julho 28, 2006

Chateada

Chateada...

É como me sinto...pensei muito em se devia ou não escrever sobre este assunto...mas aqui vai...os nossos conflitos são sempre por o mesmo tema...familia do teu Pai...ideias e conceitos diferentes dos meus...já existiam antes de nasceres e pioraram depois...agora há algum tempo que as coisas estavam calmas...mas tem sempre que" inventar alguma"...tiveram a "excelente" ideia de te levar com eles para o parque de campismo e irem á praia...claro que o teu Pai achou normalissimo...1º são osPais dele, 2º ele sempre foi com eles, mas nunca tão pequenino!
Ora eu Não quero...vejo perigos em todo o lado és uma criança muito curiosa e dada, até traquinas...passam carros...podes fugir...grelhar carne no grelhador a carvão sem eu estar perto de ti entro em pânico...tu a correres para a água...só a tua avó a cuidar de ti o teu avô não sabe nadar...não ia conseguir concentrar-me no meu trabalho...claro que isto deu discussão ontem á noite...é dificil entendermos-nos em relação a estas situações...a mãe do teu Pai viveu no campo, o teu avô viveu no meio das ovelhas na serra, então não veêm perigos em lado nenhum...ou seja os mesmos que eu vejo...algúem que toda a vida viveu sempre na cidade...mas, isso nem é desculpa porque a minha avó é do alentejo e pensa de maneira diferente...não nos entendemos! Estou farta destas situações...sinto como que tivesse que lutar para te educar como quero...odeio frases como " antigamente era assim..." ou " no meu tempo..." exactamente, hoje sabe-se mais, há mais informação, mas também existem mais perigos! Tudo muda...tudo está em constante devir , em constante mudança...em evolução...será que é muito dificil entender isto!!!!!!!!!!
Acho que já nem é chateada que estou....tou triste por discutirmos sempre por a mesma coisa! Hoje já me apeteceu chorar várias vezes...irrita-me se está tudo bem porquê que tem que existir sempre alguma coisa que interfere e ainda por cima é sempre o mesmo...formas de pensar e estar diferentes, conflitos de geração, falta de informação, em vez de se ajudar , só se complica!

quarta-feira, julho 26, 2006

O teu Tio

O teu Tio...

O meu irmão estava doente desde sexta-feira, pensavamos que era amigdalite porque lhe doia a garganta, mas no sábado á noite piorou e as febres ultrapassaram os 39 graus...no hospital diagnosticaram mal...novamente amigdalite e receitaram-lhe injecções de penicilina...continuou a piorar, as febres a aumentarem de madrugada, a perder peso....segunda á noite novamente hospital...fizeram análises e raio-x...a meu ver análises de merda porque um simples hemograma não detecta vírus....mudaram o antibiótico e madaram-no para casa...na terça feira de manhã passei-me e fui procurar uma médica com quem trabalho, uma infecciologista que nos aconselhou um otorrino, pois desconfiava que fosse Mononucleose, também conhecida pela doença do beijo...pois ele queixava-se de falta de forças e fortes dores abdominais...finalmente tivemos a certeza que era mesmo este vírus...tiraram os antibióticos que só o estavam a por pior pois iam para o figado...esta noite já não teve febre...e já teve fome queria que eu lhe fizesse uma sandes de delicias do mar...bom sinal...sabes filho é que o teu tio foi o meu "primeiro bébé"...agora já não podes ficar lá em casa, porque ele precisa de recuperar , agora voltou a ser o "bébé" da familia e tu adoras estar ao colo dele e saltar-lhe em cima da barriga e isso agora está fora de questão... não pode fazer esforços devido ao perigo de rompimento do baço...pensamento positivo tudo vai passar....mas tivemos medo...muito medo...principalmente quando o corpo começou a tremer e com espesmos devido á febre...nem sempre nas urgências detectam o mal...temos que estar muito atentos...a tua avó passou um mau bocado...duas semanas pelo menos para recuperar...está todo chateado...um adolescente em casa nas férias do verão não combina muito bem!

O que é a mononucleose infecciosa?

A mononucleose é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, o vírus de Epstein Barr.

Qual é a idade mais habitual de aparecimento da mononucleose infecciosa?

A mononucleose infecciosa afecta habitualmente adolescentes e adultos jovens. As crianças também são frequentemente afectadas, embora possam apresentar sintomas menos típicos da doença.

A mononucleose infecciosa é uma doença contagiosa?

Sim. A mononucleose transmite-se de pessoa a pessoa através de contactos íntimos. O vírus existe na saliva e é transmitido pelo beijo em adolescentes e adultos jovens (por isso a doença é conhecida como «doença do beijo» ou «doença dos namorados») ou pelo contacto entre crianças que partilham objectos contaminados com saliva.Excepcionalmente a transmissão da mononucleose pode ser feita através de uma transfusão de sangue contaminado pelo vírus.

Ao fim de quanto tempo após o contacto com um doente infectado aparece a doença, se houver contágio?

O tempo que decorre entre o contacto com uma pessoa infectada com o vírus da mononucleose e o aparecimento da doença (período de incubação) é de trinta a cinquenta dias.

Como se manifesta a mononucleose infecciosa?

A mononucleose infecciosa evolui geralmente em duas fases, uma inicial que se caracteriza pelo aparecimento de sintomas gerais comuns a outras infecções virais e uma segunda fase com sintomas mais específicos da doença, que contribuem para o seu diagnóstico. Os sintomas gerais, que duram cerca de uma semana, são mal estar, dores de cabeça, dores musculares, dores de barriga, falta de apetite e fadiga.Na fase seguinte, a febre geralmente moderada (38º-39º) mas persistente, associa-se a dores de garganta e ao aparecimento de gânglios aumentados de volume no pescoço e, por vezes, nas virilhas e nas axilas. O fígado e o baço podem também estar aumentados de volume.Em alguns doentes aparece uma erupção na pele, constituída por manchas e pápulas de cor rosada no tronco e nas zonas dos membros mais próximas do tronco. O aparecimento da erupção é muito mais frequente quando os doentes foram medicados com um antibiótico (Ampicilina) que por vezes se utiliza no tratamento de infecções da garganta.Nas crianças pequenas, com menos de dois anos de idade, os sintomas da doença são menos típicos e mais ligeiros, confundindo-se com os de outras doenças virais.

A mononucleose infecciosa é uma doença benigna?

A evolução da mononucleose infecciosa é, em geral, favorável com evolução para a cura, embora a febre e outros sintomas possam persistir por mais de duas ou três semanas.Sendo a evolução para a cura a situação mais habitual, há no entanto formas que evoluem de modo arrastado durante meses ou que se complicam com agravamento da situação clínica.

Quais são as complicações da mononucleose infecciosa?

A mononucleose infecciosa evolui na maior parte das vezes sem complicações. No entanto, podem surgir no seu decurso problemas neurológicos, cardíacos, hepáticos ou renais. Uma complicação pouco frequente mas grave é a ruptura do baço, na sequência de um traumatismo que pode ser ligeiro. Por este motivo, o repouso e a limitação da actividade física são importantes nas primeiras semanas de doença, quando o baço está inchado e mais sensível.

Como se faz o diagnostico da mononucleose infecciosa?

A base do diagnóstico da mononucleose é o quadro clínico, constituído por febre mantida, amigdalite e aumento de volume dos gânglios e, por vezes, do fígado e baço. Perante a suspeita clínica, o médico deverá pedir análises de sangue que podem sugerir ou confirmar o diagnóstico de mononucleose infecciosa.

Que tipo de tratamento deve fazer um doente com mononucleose infecciosa?

A mononucleose infecciosa, como muitas outras doenças virais, é uma doença auto limitada, ou seja, evolui para a cura sem qualquer tratamento específico. Não existindo actualmente nenhum medicamento eficaz contra o vírus de Epstein Barr, o tratamento a efectuar destina-se apenas a aliviar os sintomas, como a febre e as dores.O repouso na fase aguda da doença é importante, não só porque a fadiga é um sintoma muito frequente, mas também para facilitar a recuperação do organismo e prevenir o risco de eventual traumatismo do baço que, se estiver aumentado de volume, pode romper causando uma hemorragia grave.


domingo, julho 23, 2006

Fim de semana fora

Fim de semana fora...

Teve vantagens e desvantagens...o dia de praia foi excelente, o almoço...a água mais quentinha...o hotel era rural e acolhedor...adoras-te a piscina de crianças...era só para ti...eu detestei as abelhas que estavam sempre perto de nós, na água e na relva junto aos nossos pés...o final de tarde quando fomos para o quarto do hotel foi stressante...para dividir a entrada da cama tinha dois biombos de metal que quase te cairam em cima...ficaram em cima da minha mão, foi a sorte, mas caiste de cabeça no chão de pedra...alejaste o queixo...nem sei, numa questão de segundos todos os perigos apareceram...és um pirata e adoras andar a correr e a investigar tudo...já estavamos estafados...o Pai quiz ir jantar onde estavam os amigos eu não quis porque estava cansada e tinha que se apanhar barco e tu não paras...achei que assim estarias na tua cadeira e o jantar seria mais calmo...mas, não foi bem pior e stressante...o Pai estava de "trombas"...os restaurante não conheciamos e só começamos a jantar perto das 22h, já estavas a dormir no teu carrinho, mas, uns "desgraçados do caraças" puseram-se a tocar acordeão para a esplanada...acordaste...logo estavas impertinente e fartaste-te de estar na cadeira...fomos para o hotel...Pai continuou de trombas...só passou á pouco tempo...errei...devia ter ido onde estavam todos, foi mesmo burrice minha...fiquei cansada na mesma e "clima" foi pior...

Sem contar com isto o fim de semana foi bom...gostei do hotel, da praia...da piscina...mas, já sabia que não era para relaxar mas, sim para mudar de ares...filho para a próxima avisa o Papá tá bem?

sexta-feira, julho 21, 2006

Sem Tempo

Sem tempo...

É assim que me sinto de vez em quando...quero aproveitar todos os segundos...mas há vezes que me sinto sem energia...tem me apetecido quando chego a casa estar quieta e ver-te brincar...a solução de arrumar tudo ao acordar deu resultado sinto-me com mais energia nessa altura e quando chego do trabalho posso "descançar"...

Estamos quase a mudar de casa...mas ainda não conseguimos vender a casa de Albufeira...precisavamos mesmo do dinheiro...é uma casa com 2 quartos, 2 casas de banho...em condominio privado e com piscina...era onde queriamos viver mas fica longe do nosso local de trabalho e da tua escolinha...só em gasoleo e gasolina era um balurdio...está nova...nova ...nova...tenho que por fotos aqui pode ser que alguém goste!

Este fim de semana vamos para fora...estamos a precisar!

quinta-feira, julho 13, 2006

Rouquidão

Rouquidão

Já há uns meses que fico rouca e custa-me a falar...resolvi ir ao médico ...tenho uma forte alergia, o septo nasal torto que me bloqueia a respiração o que provocou nódulos (calos) e inchaço nas cordas vocais, ora respiro mal, falo mal...soluções: procurar alergologista, tirar TAC aos seios perinasais e pensar em tomar coragem numa operação ao nariz... porque já nem me lembro de quando deixei de respirar pelo nariz( respiro , mas ao mesmo tempo pela boca e durmo , claro, de boca aberta) talvez seja melhor esperar que deixes de fazer birras a dares-me cabeçadas no nariz! Está a ficar cada vez mais torto!O que me vale é que não é muito grande em relação á minha cara...mas ando muitos dias de nariz rouxo...no outro dia também ficou no olho...parecia que tinha apanhado um soco...lindo! Tenho que tentar descobrir uns chás...desde muito cedo que tomo anti-histaminicos...melhoro, mas volta sempre!

Pediatra

Hoje, finalmente mudamos de Pediatra...estavas com muita tosse e ranhoca...gostamos muito, é simpática e humana...esposa de um médico que me segue há muito tempo...temos que vigiar para não se transformar numa bronquiolite...acabamos por fazer a consulta dos 15 meses uma semanas antes...estás proporcional...não que ligue muito a percentis, mas continuas em tudo no 25...no inicio fizeste uma choradeira mas, depois a médica deu-te uma mota de água para brincares e passou-te tudo...motas...só motas!
Como não tens medo nenhum nem das ondas nem das piscinas a médica aconselhou a comprar um colete para usares quando vais á água!

segunda-feira, julho 10, 2006

O imitão

O "Imitão"...

Esta fase é realmente muito gira...agora imita tudo o que estamos a fazer...se estou na cozinha a fazer o jantar, brinca com as panelas muito aterefado...se varro o chão vai buscar a outra vassoura e a pá...se vou estender a a roupa tira e põe as molas no alguidar...se limpo os móveis ou o chão onde ele brinca vai buscar as toalhitas e limpa e limpa...demais e cada vez diz mais palavras umas mais "espanholas" outras mais perceptiveis...adoro, mas simplesmente adoro quando o oiço a chamar por mim e a minha mãe está deliciada porque já diz "bóooo" (avó)!

Na Cama

umas semanas que já se deixa dormir sózinho na cama dele...devagar e na altura certa tudo se resolve.

Birras

Uns dias faz mais outros menos...são quase sempre quando está cansado, perto da hora de almoço e ao final do dia...mas, já sabe o que é o não, no entanto quando o repreendo ignora-me ou faz pior ainda...o liga e desliga da televisão foi solucionado com um cartão colado com fita-cola em cima do botão...agora só dá para ligar com o comando...maaaaaaaaaaaasssssss, ele já percebeu e sabe qual é o botão do comando que liga e desliga...então sempre que o deixamos á mão começa o liga e desliga e quando chamo por ele joga o comando para o chão e foge a dizer "nananana"...demais, claro que não nos podemos rir, mas as crianças são demais! Aprendem com uma rapidez...tou feita!

quarta-feira, julho 05, 2006

No Jardim...

Motas

Motas

As motas são neste momento o brinquedo preferido...a palavra mais dita depois de mamã e Papá...não temos motas, nem gostamos muito...mas, tu filho consegues ouvi-las em casa...no carro...estás sempre atento na rua quando passa uma ou quando a encontras estacionada...até no cavalinho da chicco fazes: "brum...brum" e fazes o movimento de punhos com as mãos como se estivesses a conduzir uma...confesso que fico preocupada...pode ser que passe...espero eu!